Comitê Gestor da Internet no Brasil
CGI.br Registro CERT.br
   
 



PTTMetro é o nome dado ao projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr) que promove e cria a infra-estrutura necessária (Ponto de Troca de Tráfego - PTT) para a interconexão direta entre as redes ("Autonomous Systems" - ASs) que compõem a Internet Brasileira. A atuação do PTTMetro volta-se às regiões metropolitanas no País que apresentam grande interesse de troca de tráfego Internet.

Uma das principais vantagens deste modelo, é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.

Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação a entrega de seu tráfego o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da Internet como um todo.

Um PTTMetro é, assim, uma interligação em área metropolitana de pontos de interconexão de redes (PIXes), comerciais e acadêmicos, sob uma gerência centralizada.

Abaixo temos um gráfico que representa o tráfego agregado de todos os PTTs que estão em operação atualmente.



São características fundamentais para a implementação adequada de um PTTMetro:
  • Neutralidade - independência de provedores comerciais
  • Qualidade - troca de tráfego eficiente
  • Baixo custo das alternativas, com alta disponibilidade
  • Matriz de troca de tráfego regional única
A coordenação do PTTMetro, a cargo do CGIbr, e sua operação por organizações tecnicamente habilitadas, mas sem fins lucrativos, que estabelecerão os requisitos de arquitetura e gerência das interconexões, garantem os dois primeiros tópicos.

A hospedagem dos PIXes em instalações comerciais com elevado padrão de segurança e infraestrutura, agregando-se matrizes de tráfego já existentes, é condição para obtenção dos demais quesitos acima.

Já se identificaram as seguintes regiões metropolitanas, com características para abrigarem PTTMetros: Glossário

AS   Autonomous System é o conjunto de rede com a mesma política de roteamento.
ASN   Autonomous System Number é o identificador único de 32bits para um AS. É normalmente alocado pelos RIRs.
PIX   Ponto de Interconexão ou ponto de acesso ao PTTMetro.